O streaming é um processo de transmissão de dados para aplicações em tempo real, através da Internet. Este processo permite a execução de ficheiros de áudio ou de vídeo enquanto estes são descarregados da Internet.
Durante a execução deste processo, os ficheiros são comprimidos e divididos em pacotes de dados, que são depois enviados através da Internet. Quando chegam ao computador de destino são guardados num buffer, em fila de espera, alguns segundos antes de serem reproduzidos pela ordem correta. Após a sua reprodução, os dados não são guardados de forma permanente no computador.
O streaming pode ser utilizado na transmissão em tempo real de emissões de áudio ou de vídeo.
O RealAudio, desenvolvido pela Real Networks em 1995, foi o primeiro software a utilizar o streaming apenas para o som.
Os inconvenientes deste processo são a dependência em relação à taxa de compressão e à largura de banda disponível na Internet, podendo ocasionar situações de diminuição da qualidade de reprodução ou mesmo de interrupção momentânea.
Existem dois tipos de streaming:
Streaming a pedido, VOD (Video On Demand) e AOD (Audio On Demand), em que os conteúdos estão armazenados em bibliotecas e são enviados, pela rede, quando estes são requisitados por software-cliente (player).
Streaming ao vivo, em que os conteúdos são transmitidos de forma contínua, permitindo a transmissão ao vivo e a videoconferência.

Sem comentários:
Enviar um comentário