Os standards analógicos são mais antigos e referem-se aos sinais utilizados pela televisão.
São três os standards analógicos dominantes e em uso: o PAL, o NTSC e o SECAM. Estes foram desenvolvidos em diferentes locais do Mundo, resultando da evolução constante na forma de capturar, gravar e reproduzir imagens e da forte concorrência entre as empresas do setor.
A unificação dos formatos foi sempre uma tarefa muito complicada devido ao elevado número de televisões e câmaras de vídeo analógico existentes.
PAL:
O formato PAL (Phase Alternation Line) é uma norma de televisão utilizada na Europa Ocidental e em alguns países da Ásia e define os sinais de vídeo composto com 25fps, 625 linhas de varrimento horizontal, um aspect ratio de 4:3 e um entrelaçamento de 2:1. Neste formato, a informação do brilho, da cor e da sincronização é codificada num único sinal.
NTSC:
O formato NTSC (National Systems Committee) é uma norma de televisão utilizada nos EUA, América Central e Japão e define os sinais de vídeo composto com 30 fps, 525 linhas de varrimento, um aspect ratio de 4:3 e um entrelaçamento de 2:1. Neste formato, tal como no formato PAL, a informação do brilho, da cor e da sincronização é codificada num único sinal, mas a forma de codificação da cor é diferente da do PAL.
SECAM:
O formato SECAM (Sequential Couleur Avec Memoire) é uma norma de televisão desenvolvida em França e utilizada na Europa de Leste, na Rússia, no Médio Oriente e nas Caraíbas. Este formato define os sinais de vídeo composto com 25 fps, 625 linhas de varrimento, um aspect ratio de 4:3 e um entrelaçamento de 2:1. Codifica num único sinal a informação do brilho. Utiliza um método diferente do utilizado elo formato PAL para a codificação da cor, baseando-se na transmissão de diferentes cores em linhas alternadas.

Sem comentários:
Enviar um comentário